Agora as novas instalações estão situadas na Rua Montenegro, 494, na Vila Maia
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou a entrega da nova sede do Transporte Sanitário – Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O serviço agora está situado na Rua Montenegro, 494, na Vila Maia. A estrutura antiga funcionava junto ao Centro de Apoio Psicossocial (Caps 2), na Rua Buenos Aires, na Vila Maia. A iniciativa faz parte das comemorações dos 90 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá, celebrados no próximo dia 30 de junho.
Conhecido como serviço de remoção, ele é composto pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que consiste em encaminhar o paciente da rede municipal de saúde, para tratamento médico em outra cidade. A ação também é responsável pelo serviço de Transporte Sanitário, que é feito por ambulâncias, vans e carros. Este faz a locomoção de pacientes com mobilidade reduzida, a exames, consultas e procedimentos médicos, como por exemplo, de oncologia e hemodiálise.
Na solenidade prefeito de Guarujá, Válter Suman, destacou o tamanho da responsabilidade com o serviço. “Esse é um espaço mais digno, pois o antigo não oferecia as condições necessárias. Demorou, mas aconteceu e estamos fazendo essa valorosa entrega, com uma saúde cada vez mais racionalizada, humanizada e com qualidade na prestação dos serviços”.
A nova sede do Transporte conta com profissionais do setor administrativo, enfermeiro, auxiliar de limpeza, auxiliares e técnicos de enfermagem, médico e assistente social. Os dois últimos foram contratados para reforçar a equipe, que já atuavam na prestação do serviço.
Durante a cerimônia de entrega, o secretário de Saúde de Guarujá, Márcio Chaves Pires, falou que “este é um ambiente propício aos servidores e mais confortável aos cidadãos. A saúde não é apenas mais consultórios, médicos, enfermeiros ou remédios. A saúde pressupõe um amplo serviço de gestão e de suporte de apoio para que as atividades clínicas também se façam de forma adequada e correta”, finalizou.
Prefeitura contabiliza mais de 18 mil remoções realizadas
Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Guarujá indica que, aproximadamente, 18 mil remoções foram realizadas na rede municipal de saúde, no primeiro quadrimestre deste ano. Por mês, os números chegam a 5.500 remoções.
No momento, são 1.779 pacientes ativos, que representam uma média de 145,9 remoções diárias. Dentre os principais atendimentos está a hemodiálise, com 9.120 remoções. Na seqüência vem a radioterapia (1.456), altas médicas (40) e emissões de isenção tarifária (13).
O período mostra o volume de remoções por veículos: 704 por ambulâncias na Baixada Santista, 582 com as minivans, 120 remoções com a van adaptada e outras 24, com ambulâncias para a Capital e interior de São Paulo. A Sesau dispõe ainda de uma empresa contratada para o serviço, que calcula 12.054 com a utilização da van e outras 4.026, com veículo adaptado.