O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá deu, nesta terça-feira (27), o primeiro grande passo para sair do papel. Foi assinada, em cerimônia na Prefeitura, a ordem de serviço para as obras da primeira fase do empreendimento. O investimento de cerca de R$ 19 milhões é do Governo Federal e os trabalhos, onde fica a Base Aérea de Santos, devem começar nos próximos dias.
As obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem e devem se iniciar na primeira quinzena de março. Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no aeroporto.
A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, homologada no dia 2 de dezembro.
“A gente estava aguardando a autorização da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e também do Comando da Aeronáutica (Comaer). Com isso, estamos aptos a emitir essa ordem de serviço”, afirma o secretário de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus.
Segundo ele, o cronograma tem seis meses. Na sequência, ocorrerá a implantação do TPS (Terminal de Passageiros e Serviços). A intenção é que, no final do ano, sejam iniciadas as operações obra aeronaves de até 72 passageiros, como jatinhos e turboélices.
“É a concretização de um sonho, capaz de liderar um novo ciclo de desenvolvimento não só para Guarujá, mas para a Baixada Santista”, afirma o prefeito Valter Suman (PSB).