A Baixada Santista registrou mais três mortes causadas pela dengue, somando 10 óbitos no total desde o início de 2024. Os últimos casos fatais da doença ocorreram em Cubatão, Itanhaém e São Vicente.
Em Cubatão, a vítima fatal da doença foi um menino entre 1 e 4 anos, que morreu no último dia 14. De acordo com o painel de monitoramento da dengue do Governo do Estado, o primeiro sintoma da criança foi registrado dois dias antes. A cidade já havia registrado a morte de outra criança, um menino de 1 ano, no dia 14 de março.
Em São Vicente, a vítima foi uma mulher entre 35 e 49 anos, que morreu no último dia 9. O munícipio ainda não havia registrado óbitos pela doença.
Em Itanhaém, a vítima foi uma mulher de 49 anos, moradora do bairro Sion, que morreu em 17 de março em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, segundo a Prefeitura. O registro da morte foi encaminhado para o Sistema de Verificação de Óbito com exame confirmado para dengue tipo 1. A cidade tem outra duas vítimas fatais da mesma faixa etária.
Os outros óbitos na região ocorreram em Bertioga (1), Guarujá (2), Peruíbe (1).
O Santa Portal entrou em contato com as prefeituras de São Vicente e Cubatão, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
A Baixada Santista registrou, até a manhã desta segunda-feira (29), 10.255 casos confirmados de dengue. Há ainda 15.107 casos prováveis e 17 mortes sob investigação.
Vacina
O Ministério da Saúde divulgou, na última quinta-feira (25), a ampliação da vacinação contra a dengue para 625 novos municípios brasileiro. Dentre eles, foram contempladas as nove cidades da região da Baixada Santista.
Ao todo, 115.043 mil vacinas serão enviadas para a região. Segundo a pasta, esses imunizantes devem ser aplicados como primeira dose. Para a segunda dose, uma nova carga de vacinas será enviada.
Confira a situação da doença por município:
Bertioga – 1.801 casos, 1 óbito
Cubatão – 40 casos, 2 óbitos
Guarujá – 4.048 casos, 2 óbitos confirmados e 6 em investigação
Itanhaém – 910 casos, 3 óbitos confirmados e 2 em investigação
Mongaguá – 224 casos, 1 óbito em investigação
Peruíbe – 723 casos, 1 óbito confirmado e 3 em investigação
Praia Grande – 421 casos
Santos – 1.627 casos, 4 óbitos em investigação
São Vicente – 461 casos, 1 óbito confirmado e 1 em investigação