Ação já visitou sete bairros; nebulização tem início às 18 horas.
O serviço de nebulização veicular vai estar nos bairros Astúrias e Jardim Las Palmas nesta semana. De terça (5) a quinta-feira (7), a ação percorrerá as ruas Jorge Chaddad, Ranulpho Veríssimo, Nélson Horácio da Conceição, e também, a Avenida General Monteiro de Barros, sempre a partir das 18 horas.
O objetivo da ação é reforçar o trabalho de combate ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na Cidade. O cronograma começou em 6 de fevereiro e já passou pelos Monteiro da Cruz, Jardim Maravilha, Jardim Boa Esperança, Jardim Conceiçãozinha, além de Morrinhos 1, 2 e 3.
A definição dos bairros se deve à incidência de casos de dengue. O fumacê, como é popularmente conhecido, visa contemplar cerca de 500 quadras dos bairros do cronograma. Em cada bairro, a aplicação é desenvolvida por três dias consecutivos, em quatro semanas. A equipe da Prefeitura utiliza inseticida para controle de mosquitos adultos e contaminados. A nebulização veicular não tem efeito residual e, mas espacial, agindo no momento em que é jateado pela máquina no alcance aos mosquitos.
A gerente de Controle e Combate às Endemias da Prefeitura, Ana Lúcia Gama da Cruz, explica que o intuito da ação é controlar a proliferação do vírus que transmite as arboviroses. “No entanto, o serviço será ainda mais eficaz com a ajuda da população, que deve redobrar os cuidados dentro de casa”. A realização é da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pela Prefeitura seguindo todos os protocolos técnicos.