Objetivo é sensibilizar a sociedade para os impactos físicos e psicológicos do trabalho precoce na vida das crianças
A Prefeitura de Guarujá está promovendo uma semana alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado nesta quarta-feira (12). As atividades tiveram início na segunda-feira (10) e seguem até sexta-feira (14), com distribuição de cartazes informativos e panfletagem.O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade para os impactos físicos e psicológicos do trabalho precoce na vida das crianças. Nesta segunda-feira (10), começou a distribuição de cartazes em espaços estratégicos e de grande circulação de pessoas. A ação acontece até sexta-feira (14).
Nesta quarta-feira (12), das 9 às 13 horas, as equipes do Centro Especializado de Assistência Social (Creas) e de Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), participam do 3⁰ Seminário Sobre Trabalho Infantil de Santos: “Desigualdades, Desproteções e Proteções”. O evento acontece na Universidade São Judas – Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52 – Vila Mathias, em Santos). Já na quinta-feira (13), às 9 horas, acontece panfletagem no Terminal das Barcas em Vicente de Carvalho, e às 14 horas, no Terminal de Passageiros do Ferry Boat.
A iniciativa é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), por meio da equipe e do Grupo Gestor Municipal Intersetorial de Planejamento, Acompanhamento e Monitoramento das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).
Trabalho Infantil
É caracterizado por atividades que, por sua natureza, ou pelas condições que se realizam, colocam em perigo a integridade física, mental ou moral da criança ou adolescente, privando-os de sua infância.
12 de Junho
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), data em que foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Para denunciar o trabalho infantil os munícipes contam com o Disque 100.