Os veículos blindados da Marinha do Brasil foram utilizados em uma nova fase da Operação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na comunidade da Prainha, em Guarujá, nesta sexta-feira (5). Esta foi a segunda vez que os veículos foram vistos na região em pouco mais de uma semana. No último dia 27, a presença dos blindados da Marinha que passavam próximo à Praça 14 bis, em Vicente de Carvalho, causaram espanto nas pessoas que presenciaram o momento da passagem dos militares.
Os fuzileiros da Marinha participaram de mais uma fase da operação que visa inibir o tráfico internacional de drogas pelo Porto de Santos, uma vez que a comunidade fica ao lado do maior porto da América Latina.
Enquanto uma GLO está em vigor, as autoridades do Exército passam a exercer o poder de polícia, o que confere permissão para revistar pessoas, dar voz de prisão e fazer patrulhamento.
A operação de GLO, decretada para conter a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, entrou em vigor no dia 6 de novembro de 2023 e vai até maio de 2024. Assim, Marinha e Aeronáutica passam a ter poder de polícia nos portos fluminenses, em Itaguaí e no Rio de Janeiro, e no Aeroporto Internacional do Galeão. As forças também atuam no Porto de Santos, e no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.